#

A nossa História

A Associação Portuguesa de Karate-Do foi fundada em 24 de Janeiro de 1980.

Os objectivos que presidiram à sua criação, foram sem dúvida, alargar os benefícios que um pequeno grupo já sentia, a um número cada vez maior de pessoas.

Feitas as diligências formais para a legalização da Associação, foram eleitos em Assembleia Geral os primeiros Corpos Sociais. Convidado pelo Presidente da Direcção e pelo Instrutor-Chefe, o Mestre Mitsusuke Harada é a partir de 1980 Conselheiro Técnico da APK.


1ºs Corpos Sociais da APK. Da esquerda para a direita: Presidente da Assembleia Geral,
Presidente da Direcção, Instrutor Chefe, Presidente do Conselho Fiscal e Tesoureiro

Realizou-se de seguida (1981) o 1º Estágio Associativo APK, que teve lugar no colégio São João de Brito em Lisboa. A continuidade impunha-se e o 2º Estágio APK tem lugar em 1982 no Pavilhão do Atlético Clube de Portugal, logo seguido doutro em Queluz, no Pavilhão da Escola Secundária, mas desta vez com a presença do Mestre Harada. Neste ano e nos seguintes (1983 e 1984), vários Instrutores da Associação participam em EStágios Internacionais em Inglaterra.

A formação de Instrutores foi o passo seguinte. Pouco a pouco, todos os Instrutores da APK ficam habilitados com o Curso de Formação para Agentes de Ensino (Karate).

A adesão de mais associados e a abertura de novos centros de prática, justificava e explicava o sucesso do ensino, do valor do nosso Karate e de quem o transmitia.

Em Junho de 1985 e comemorando o seu 5º aniversário, A APK edita a revista "TSUKI", procurando através dessa publicação: formar e informar; criar um elo sólido entre todos os seus praticantes; torná-la uma tribuna de debate de ideias e em simultâneo descrever todas a realizações da Associação.

Paralelamente, realiza o 5º Estágio APK - Pavilhão dos Salesianos no Estoril e apoia os torneios de Katas da Baixa da Banheira e de Sines.

Em 1986 realiza a APK o seu 6º Estágio Associativo (Estoril) e o 1º Encontro de Karate Infantil. 1986 é também o ano em que a APK, juntamente com as Associações LPK e ASKP, é sócio funador da FPKDA - Federação Portuguesa de Karate e Disciplinas Associadas.

Durante 1987, para além do 7º Estágio APK (Estoril) e do 2º Encontro de Karate Infantil (Escola Secundária de Queluz), participa a Associação com demonstrações no 1º Encontro Nacional da Juventude (Santarém) e na Semana da Cultura Japonesa (Pavilhão Carlos Lopes - Lisboa). Realiza ainda um almoço convívio para todos os seus associados e familiares na Tapada de Mafra.


Estágio Associativo APK

Nove anos após a sua fundação, organiza a APK o 1º Torneio da Juventude, prova aberta à participação de outras Associações, e classificada por muita gente, como a maior (600 jovens) e a melhor prova de Karate para jovens, realizada até então em Portugal. Realiza ainda nesse ano o 9º Estágio APK, participa na 7ª Seixalíada e no 2º Estágio Internacional Ten-Chi.

O 10º aniversário da nossa Associação (1990), é comemorado com a participação de mais de 300 karatecas num grande Estágio Associativo - Escola Secundária de Benfica.

De 1991 até ao presente, continua a APK a realizar anualmente os seus Estágios Associativos. Destaque em 1991, para mais uma demonstração integrada na Semana da Cultura Japonesa - Paço d'Arcos.

Em 1992, um grande número dos seus quadros faz parte da organização do 17º Campeonato da Europa de Karate (Cadetes e Júniores), que teve lugar em Cascais.

Também nesse ano toma parte a APK na Comissão Mista - (FPKDA/FPK), para a unificação da modalidade e um dos seus elementos, Mestre Raul Cerveira, participa na Escritura Notarial de Constituição da FNK-P - Federação Nacional de Karate - Portugal.

Em 1994, organiza a Associação o 1º Encontro de Cintos Negros APK, realização essa que reúne num treino, seguido de um almoço convívio, mais de 50 Cintos Negros da Associação.